top of page

NATAÇÃO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA NATAÇÃO

 

Art. 1° - As Competições de Natação serão regidas pelas normas deste regulamento e pelas regras da FINA.

 

Art. 2° - As provas serão realizadas na piscina da Universidade Federal do Pará – Castanhal, dividias em provas individuais e provas por equipes.

 

Art. 3° - As provas individuais serão de 50 metros livre, divididas nas categorias masculina e feminina.

Art. 4º - As provas por equipe serão disputadas pelo revezamento 4 x 50 metros livres, exclusivamente na categoria mista.

 

Art. 5º - As equipes do revezamento deverão obrigatoriamente ser formadas por 2 (dois) atletas do sexo masculino e 2 (duas) atletas do sexo feminino.

 

Art. 6º - A classificação dos atletas/equipes acontecerá na forma de “mata-mata”, os atleta e as equipe que conseguirem classificação em uma bateria estarão automaticamente classificados (as) para a próxima etapa da competição, já os/as que não alcançarem a classificação serão eliminados (as).

 

Art. 7°- A divisão e o número de baterias por categoria (masculina/feminino) poderá variar de acordo com a quantidade de atletas inscritos para cada categoria.

 

Art. 8° - Nas baterias, o tempo de cada nadador será cronometrado por um fiscal posicionado na chegada e anotado pelo mesário.

 

Art. 9° - Serão realizadas baterias de 6 atletas/equipes, a cada bateria serão classificados (as) 3 atletas/equipes para uma nova bateria.

 

Art. 10° - Serão realizadas baterias classificatórias até que se obtenham os 6 melhores atletas/equipes para a realização da bateria final.

 

Art. 11° - Os atletas e as equipes que obtiverem os três melhores tempos na bateria final serão considerados vencedores (campeão, vice-campeão e 3º lugar, respectivamente).

 

Art. 12° - Será desclassificado o atleta e a equipe que não estiver presente na hora de sua bateria ou que, durante a prova, pisar no chão da piscina, utilizar as bordas ou raias em benefício próprio ou realizar nado em estilo diferente do especificado.

bottom of page